
"Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Escrever por exemplo: A noite está estreladae tiritam azuis, os astros, ao longe.
O vento da noite gira e canta
Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Eu a quis, e às vezes ela também me quis.
Em noites como esta eu a tive entre meus braços.
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito
Ela me quis, às vezes eu também a queria.
como não ter amado seus grandes olhos tixos
Poso escrever os versos mais tristes esta noite.
Pensar que não a tenho. Sentir que a perdi.
Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela.
E o verso cai na alma como na relva o rocio.
Que importa que meu amor não pudera guardá-la.
A noite está estrelada e ela não está comigo.
Isso é tudo. Ao longe alguém canta. Ao longe.
Minha alma não se contenta com tê-la perdido.
Como para aproximá-la meu olhar a busca.
Meu coração a busca, e ela não está comigo.
A mesma noite que faz branquear as mesmas árvores.
Nós os de outrora, já não somos os mesmos.
Já não a quero, é certo, mas quanto a quís.
Minha voz buscava o vento para tocar seu ouvido.
De outro, será de outro. Como antes, de meus beijos
Sua voz, seu corpo claro. Seus olhos infinitos.
Já não a quero, é certo, mas talvez ainda a queira.
É tão curto o amor, e é tão largo o olvido.
Porque em noites como esta a tive entre meus braços,
Minha alma não se contenta com tê-la perdido.
Ainda que esta seja a última dor que ela me cause,e estes sejam os últimos versos que eu lhe escreva."
Pablo Neruda