O Amor
Quando um de vós ama, que não diga:
“Deus está no meu coração, mas que diga antes:
“Eu estou no coração de Deus.”
E não imagineis que possais dirigir o curso do Amor,
pois o Amor, se vos achar dignos,
determinará ele próprio o vosso curso.
O Amor não tem outro desejo
senão o de atingir a sua plenitude
Se, contudo, amardes e precisardes ter desejos,
sejam estes os vossos desejos:
De vos diluirdes no Amor
e serdes como um riacho que canta sua melodia para a noite;
De conhecerdes a dor de sentir ternura demasiada;
De ficardes feridos por vossa própria compreensão do Amor
e de sangrardes de boa vontade e com alegria;
De acordardes na aurora com o coração alado
e agradecerdes por um novo dia de Amor...”